O que é Eletrocardiografia?
Por Bruna Cristina Brüler, DVM
O Eletrocardiograma é a representação gráfica do trajeto do impulso elétrico pelo miocárdio, captado através de eletrodos estrategicamente posicionados na superfície corporal do animal. É um exame não invasivo e indolor, que dura cerca de 3 a 5 minutos, e fornece informações consistentes sobre a origem, percurso, regularidade e frequência do estímulo.
O impulso elétrico normal apresenta um padrão gráfico específico, que se repete a cada ciclo cardíaco, formado por onda P, complexo QRS e onda T. A ausência de alguma dessas ondas em um ou mais ciclos, bem como variações de formato, frequência ou regularidade das mesmas podem indicar a presença de arritmia, além de sugerir alterações como efusões torácicas, hipóxia do miocárdio e desequilíbrio de eletrólitos. Com base na alteração encontrada, é possível concluir se a arritmia se deve a uma falha no sítio de origem ou vias de condução do impulso, bem como sugerir a causa e/ou região do miocárdio afetada.
Muitas doenças cardíacas e sistêmicas podem cursar com o desenvolvimento de arritmias, podendo resultar em prejuízos severos e agravamento da condição clínica do animal. Dessa forma, é fundamental que sejam identificadas o quanto antes. A causa e gravidade da arritmia, bem como a necessidade de intervenção medicamentosa ou cirúrgica depende das alterações encontradas no traçado eletrocardiográfico, associadas às informações do histórico e exame clínico.
O Laboratório de Cardiologia Comparada do Hospital Veterinário da UFPR está equipado com eletrocardiógrafo computadorizado para identificação e análise das principais arritmias cardíacas, permitindo concluir sobre o provável foco de origem, causa e necessidade ou não de intervenção medicamentosa. Publicada em 11/07/2016